22:35
0
Quem diria, hein...
Uma simples brincadeira que é o Cartola FC, tornou-se algo tão sério. Tão sério a ponto de ter um manual de como jogar.


1. O lanterna, com zaga mais vazada, costuma ser o jogo-chave da rodada. 
Ano passado era o Atlético-GO. Sofria muitos gols e perdia a maioria dos jogos. É sempre bom apostar em jogadores ofensivos que enfrentarão times tão inseguros defensivamente como era o Atlético-GO do ano passado.

2. Evite monopolizar a defesa
Colocar 5 jogadores do mesmo time na defesa é quase um suicídio. Em um campeonato tão equilibrado, as chances do seu time sofrer gol(s) em uma partida são grandes, mesmo que seja contra times pequenos.

3. Não escale jogadores só baseado no Saldo de Gol (SG) 
Como todos sabem, jogadores do setor defensivo que não sofrem gol ganham +5 pontos. Porém, há jogadores, especialmente nas laterais, que se destacam pelas roubadas de bola e assistência. Evite escalar jogadores baseando-se somente no critério SG, pois se seu time toma gol... já era.

4. Confie no seu instinto
Sim, é verdade, o cartoleiro tem um sexto sentido. Se você está com um pressentimento especial que "aquele" jogador vai ar pontuar bem
, não deixe de escalá-lo por opinião alheia. Eu sempre incentivo que os cartoleiros sigam seu instinto, afinal, essa é a graça do jogo.

5. Escale as unanimidades da rodada
A não ser que você esteja muito desconfiado (e se tiver não escale, pois você estaria quebrando o 4º mandamento), escale a(s) unanimidade(s). Se ele for mal, o Cartola FC inteiro vai chorar com você. Se ele for bem, você vai ficar pra trás na rodada.

6. Ganhando no detalhe
Não adianta inventar muito. Se você quer apostar em um time que terá um jogo muito complicado, evite escalar mais de 2 jogadores desse time. O Cartola FC muitas vezes se ganha no detalhe. Note, é bom arriscar, mas não loucamente. Uma das posições mais ignoradas e que mais faz diferença, é o goleiro. A pontuação de um meia ou atacante é mais regular. Já o goleiro, não! Pode variar de -8 até +29.

7. Aumente seu patrimônio
É impossível jogar Cartola FC em alto nível com menos de 170 cartoletas, ainda mais em 2013, que terá muitos jogadores de qualidade e os preços estarão absurdos. É muito fácil ganhar cartoletas, basta seguir o quadro "Ficando Rico" aqui no CartolaFC Mix. Em média, o time valoriza 9 cartoletas por rodada. Também não deixe de conferir o quadro que lançaremos em breve sobre o esquema de valorização adotado pelo Cartola FC.

8. Fique atento as novidades da semana
A coisa mais desagradável que tem no Cartola FC é você escalar um jogadores de 30 cartoletas que foi vetado da partida no dia anterior. Não confie muito no "provavél" do Cartola FC, se está na dúvida, visite o CartolaFC Mix e siga o twitter @_CartolaFC, ele atualiza todos os últimos desfalques, além de dicas pontuais para cada rodada.

9. Assista aos jogos 
Não tem graça nenhuma escalar os jogadores e olhar o mercado no dia seguinte. O grande barato do jogo é acompanhar e torcer, por uma boa performance do seu jogador ao vivo.


10. Cartola FC acima do seu clube 
Isso não significa que você tem que levar o Cartola FC mais a sério que o seu clube, de jeito nenhum. Significa que você não deve escalar 6 jogadores do seu time quando o mesmo está mal e, tem opções melhores para a posição. Por exemplo: se você é torcedor do Paysandu, não escale o Tonhão e o Xunda podendo escalar o Fred. Para ser sincero, a ideia é que você tenha coragem até para escalar jogadores que joguem contra o seu time, quando isso for conveniente, mas, isso requer um pouco mais de frieza.

11. Futebol é Futebol, Cartola FC é Cartola FC 
Não adianta você escalar um jogador porque ele corre muito, ocupa bem o meio-campo e acerta muitos passes. Isso não dá ponto. Você tem que estar atento. Por mais que o Willians (Inter) faça faltas, ele compensa nas roubadas de bola, logo, é um jogador que vale a pena. O critério "roubada de bola" muitas vezes é decisivo na rodada.


Leia, releia e guarde esse manual. Nem todos tem acesso, mas quem tem, brilha no CartolaFC.

Créditos:http://www.cartolafcmix.com/2013/04/manual-do-cartola-fc-2013-as-12-dicas.html

0 comentários:

Postar um comentário